Produção de abacate na Chapada dos Veadeiros ganha mais uma variedade: o avocado, cuja primeira safra já está no mercado.
Por Jaime Gesisky

Acaba de chegar à mesa de alguns restaurantes, bistrôs, pousadas e às prateleiras dos empórios da Chapada dos Veadeiros a primeira produção local em escala do avocado (Hass), um tipo de abacate que surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, e que se tornou o queridinho dos produtores e consumidores em países como o México, o Peru, o Chile e, mais recentemente, o Brasil.
Com polpa mais firme, maior teor de óleo e alto rendimento, o avocado é uma aposta promissora nas mãos dos chefs de cozinha em preparações salgadas – a guacamole é a mais famosa. Mas vai também em saladas, maioneses, tartares, brusquetas. É só inventar.
Do ponto de vista nutricional, o avocado é um prato cheio. Excelente antioxidante – que retarda o envelhecimento das células –, é rico em vitaminas A, B, C e E, importante fonte de potássio e ainda reduz o colesterol ruim (LDL). Fora que é uma delícia.
Produção local
A primeira produção comercial da fruta na Chapada dos Veadeiros vem pelas mãos do pesquisador e consultor em agricultura sustentável João Lucas Pimentel Duarte.
De uma família de agricultores familiares do Assentamento Sílvio Rodrigues, em Alto Paraíso de Goiás, João Lucas conheceu o avocado ainda na graduação como engenheiro agrônomo na Universidade de Brasília (UnB), onde concluiu também seu mestrado em produção agrícola sustentável e o doutorado, em fitopatologia – ciência que estuda as doenças em plantas.

João Lucas é um entusiasta do abacate, fruta com grande diversidade genética. Das oito variedades de abacates tropicais mais produzidos no Brasil, cinco são as mais comuns, ensina: o geada, o quintal, o fortuna, o breda, o margarida – também conhecido como manteiga – , e agora, o avocado.
Na propriedade da família, o pesquisador tem cerca de 500 plantas de abacate que agora começam a dar os primeiros frutos. O plantio se dá de forma consorciada com abóbora, feijão, milho, melancia e mandioca. Assentada em 2007, a família produz ainda grãos, hortaliças e frutas como goiaba, abacaxi, além do extrativismo de cajuzinho, pequi, araticum e jatobá – nativos do Cerrado.
“Nossa propriedade é um laboratório de pesquisa em produção de alimentos. Estamos em busca de uma agricultura sustentável e que possa nos dar uma renda digna para continuarmos no campo, fornecendo opções saudáveis para os consumidores”, conta João Lucas.
Quanto a produzir diversos tipos de abacate, a ideia é ter variedades dessa fruta que sejam colhidas em épocas diferentes ao longo do ano, garantindo a produção e o consumo durante todos os meses. A safra do avocado, aliás, chega em boa hora quando as atenções se voltam para o cardápio das ceias de Natal e Ano Novo.
E por falar nisso, vai aí uma receitinha de guacamole para quem quiser provar o avocado e fazer bonito no fim de ano com um prato econômico e saboroso.

INGREDIENTES
4 avocados
1 tomate grande sem sementes
1 cebola pequena
2 dentes de alho bem socados
1 maço de coentro
1 pimenta malagueta sem sementes
suco de 1 limão grande
Azeite extra virgem
MODO DE PREPARO
Retire a polpa dos avocados e amasse com um garfo, acrescente o alho socado, o suco de limão, sal e azeite a gosto e misture como um purê.
Pique a cebola, o tomate e o coentro. Pique bem a pimenta.
Acrescente os ingredientes picados ao abacate.
Sirva com chips, Yuka, tacos, pães, burritos ou mesmo com arroz e feijão.
Bom apetite!